Campanha: Saque das contas inativas do FGTS

A CAIXA divulgou em fevereiro de 2017 o calendário de pagamento das contas inativas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), de acordo com a MP 763/16. O cronograma foi estabelecido pelo banco e Governo Federal e beneficiava os trabalhadores que pediram demissão ou foram demitidos por justa causa até 31 de dezembro de 2015. Os pagamentos ocorreram de maneira escalonada, começando no dia 10 de março e encerrando em 31 de julho de 2017.

No período de 3 de janeiro a 7 de agosto de 2017, fui responsável por toda estratégia digital para munir de informação todos os trabalhadores com direito ao benefício nas redes sociais. Para elevar o alcance e atender de forma eficiente todo o público, as mensagens foram expostas em diversos formatos, utilizando toda tecnologia e possibilidades oferecidas pelas redes sociais e apontadas pelo monitoramento.

Como destaque, aponto a primeira transmissão ao vivo da CAIXA no Facebook, que esclareceu as dúvidas sobre os saques das contas inativas do FGTS. O material alcançou a marca de 52 mil visualizações espontâneas no canal CAIXA NOTÍCIAS e contou com a participação de trabalhadores e jornalistas que tiveram suas perguntas respondidas ao vivo pelo diretor Valter Nunes.

Live disponível em https://www.facebook.com/CAIXAnoticias/videos/vl.445613265804609/1287203048026492/?type=1

Outro ponto destaque foi à linguagem simples e direta para esclarecer as informações fundamentais para os trabalhadores que iriam sacar o saldo disponível nas contas inativas do FGTS. No total, as publicações no canal CAIXA Notícias alcançaram 3.197.884 de pessoas no Facebook e 301.494 visualizações no Twitter organicamente.

Um monitoramento detalhado e completo foi realizado durante todo o calendário, para nortear as ações e analisar a repercussão total do tema. A análise mensurou mais de 260 mil menções nas redes sociais sobre as contas inativas do FGTS. O estudo serviu como base para a estruturação do conteúdo, que esclareceu as datas de saques, alterações do calendário, horários de aberturas de agências e ainda combateu informações falsas divulgadas nas redes sociais.


RESULTADOS
– Lives realizadas nas mídias sociais alcançaram cerca de 200 mil pessoas instantaneamente
– As ações não envolveram custos de publicidade
– As primeiras 48 horas da campanha renderam mais de mil matérias na imprensa
– Mais de 20 mil publicações em 6 meses, nos 5.570 municípios brasileiros